Terapias

Terapias
Terapias Online e Presenciais

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Situação atual da Represa de Itupararanga

Autoridades alegam que Prefeitura de Sorocaba não acionou órgãos técnicos antes de pedir intervenção do Estado em represa

Foto Incrível de William Silva

Reunião emergencial entre OAB, SOS Itupararanga, Comitê de Bacias Hidrográficas, MP e CBA, responsável pela barragem, concluiu que não há risco iminente. Prefeito afirma que tentou contato com empresa, mas não teve retorno, acionando o Governo Estadual.

A situação da represa repercutiu após o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), pedir para que o governo estadual fizesse o monitoramento dos níveis hídricos do manancial, de hora em hora, e o controle da vazão da barragem de Itupararanga, em uma intervenção.

Foto Incrível de William Silva

Para justificar o pedido de intervenção estadual na barragem, Manga citou a reunião realizada no último dia 9 com a Defesa Civil e a CBA. Neste encontro, a companhia informou que aumentou a vazão da represa de 4m³/s para 16 m³/s, o que, segundo o prefeito, colabora para o aumento do nível do Rio Sorocaba e pode gerar alagamentos em toda a cidade, caso haja chuva volumosa.

Diante disso, Manga disse que pediu para a empresa voltar à vazão de 4 m³/s e, então, descobriu, segundo ele, sobre os riscos de extravasamento da barragem.

A partir disso, Manga pediu um controle emergencial da represa para que ela passasse a ser monitorada de hora em hora. No entanto, o prefeito afirmou que a empresa não atendeu o pedido e ele decidiu acionar o governo estadual.

Veja a matéria completa no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais