Terapias

Terapias
Terapias Online e Presenciais

segunda-feira, 4 de março de 2024

Atendimentos de Dengue em Sorocaba


Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus

A Prefeitura de Sorocaba decretou, na tarde desta segunda-feira (4), situação de emergência em razão do cenário epidêmico na cidade. Também foi anunciado o atendimento estendido, até 22h, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais serão realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita de dengue, sendo das 19h às 22h com atendimento exclusivo para este público.


O decreto municipal, que tem duração de 90 dias e será publicado na edição desta segunda-feira do Jornal ‘Município de Sorocaba’, permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuação com mais agilidade e que a Administração Municipal possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue, entre outras atividades.

Nesta semana, também tem início a operacionalização da “nave mata mosquito”, um drone cedido para uso temporário, sem custo ao Município, em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), pelas empresas Igarapé New Holland e DJI Agriculture/Geo AG, ambas do ramo agrícola, para introdução da tecnologia na campanha para controle do mosquito da dengue. O aparelho tem capacidade de armazenamento de 40 litros e voa a uma altura máxima de 100 metros em locais sem possibilidade de tráfego terrestre.

O Município também intensificará ações educativas, visitas às casas e nebulizações noturnas com caminhonetes da Vigilância em Saúde. Além disso, a Prefeitura segue atuando na divulgação da campanha de ‘Combate à Dengue’, com cartazes nos pontos de ônibus e táxis, terminais, além de material disponível nas redes sociais e canais oficiais. Estão sendo efetuados, ainda, abordagens educativas nas escolas, além de capacitações nas UBSs e comunidades em todas as regiões da cidade.

Neste momento, Sorocaba tem 5.275 casos notificados de dengue este ano e 1.348 confirmados, sendo 1.252 autóctones; 95 importados e um indeterminado. Há dois óbitos em investigação e nenhum confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais